OS SETE CÉUS

OS SETE CÉUS

Aqui temos um estudo que coloca os Céus em Dimensões diferentes, então, quando falamos de vários céus,estamos falando de dimensões celestiais.

Resultado de imagem para OLHANDO PARA O SETE CÉUS

Para aqueles que um dia tem o desejo de viver eternamente com o Senhor Jesus Cristo no céu pergunta: Em qual céu eu irei morar?

Só para lembrar, não existe só um céu. A primeira base bíblica para comprovar isso, é:

Gênesis 1:1 “No Princípio criou Deus os céus e a Terra”.

Outras bases bíblicas:

Deuteronômio 10:14: “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há”

Deuteronômio 33:13 “E de José disse: Bendita do Senhor seja a sua terra, com o mais excelente dos céus, com o orvalho, e com o abismo que jaz abaixo (quer dizer que não existe só o inferno abaixo? Esse é um assunto para outra hora.)”

I Reis 8:27 “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.”

I Crônicas 16:26 “Porque todos os deuses das nações são vaidades, porém o Senhor fez os céus”

Salmos 14:2 “O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”

Salmos 115:16 “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens”

Isaías 66:17 “Porque, eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”

Para finalizar a existência de mais céus:

II Coríntios 12:2 “… foi arrebatado ao terceiro céu”

Vamos começar como a visão de Ezequiel

“… se abriram os céus, e eu vi visões de Deus” Ezequiel 1:1

Ezequiel teve o privilégio de ver vários céus, não se sabe exatamente quantos.

Vamos para a explicação:

 

1º Céu: O céu atmosférico, céu das galáxias, dos planetas, das estrelas.

“Então aparecerá no CÉU o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do CÉU, com poder e grande glória” Mateus 24:30

 

Este é o nosso céu visível do qual nós podemos enxergar, conhecido também como céu atmosférico. Assim será também na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele virá sobre as nuvens e todos verão ele no céu.

 

2º Céu: O lugar de batalha espiritual, pois satanás não esta no inferno. Ele esta por rodear a terra como disse em Jó 1. E na batalha do Armagedom, será derrotado e preso no inferno.

“E considerado lugar de batalha espiritual, onde há uma reunião de demônios e há também batalhas espirituais…” Gálatas 6: 12

O apostolo Paulo nos ensina que há um lugar de habitação de demônios, e se encontra nas regiões celestiais.

Vemos também essa região no livro de Daniel capitulo 10

 

3º Céu: Paraíso

“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23:42-43

 

Após a morte de Jesus já que toda profecia estava si cumprindo, e quando o véu do templo partiu em dois e Jesus morreu, a barreira entre os Judeus e os Gentios passaram a não existir mais e todos a irem para um mesmo lugar, o Paraíso.

Também o próprio apóstolo Paulo foi arrebatado ao terceiro céu, como vimos mais em cima

II Coríntios 12:2 “… foi arrebatado até ao terceiro céu.” v.4 “Foi arrebatado ao paraíso…”

 

“OBS: Os céus acima é bem provável que estejam certo, tanto na organização, tanto na numeração. Os céus abaixo são umas suposições inclusive suas colocações.”

 

4º Céu: As bodas do Cordeiro e a cidade Santa e o tribunal de Cristo

“O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho” Mateus 22:2

A ceia das Bodas do Cordeiro é a expressão máxima da relação entre Cristo e sua Igreja. É a figura do casamento, do esposo e a esposa.O que acontece aqui é que as Bodas ocorrem no Céu, ou seja, no mundo espiritual, porque Apocalipse 19:11 mostra claramente que em seguida, o Senhor Jesus regressa do céu em seu aparecimento glorioso.

Também no episódio do Arrebatamento, 1 Tessalonicenses 4:13-17 afirma que somos arrebatados e direcionados aos céus para comemorar as Bodas com o Senhor Jesus.

 

5º Céu: O Trono da Majestade divina/Querubins – provavelmente será aqui o lugar do grande trono branco.

“E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono” Apocalipse 4:2

” E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás” Apocalipse 4:6-9

 

Este é o céu do qual João viu sobre o apocalipse e que Ezequiel também viu. Só para deixar claro os Querubins visto por Ezequiel tanto na sua primeira visão como também na segunda visão (Ezequiel:1-28, Ezequiel 10:1-22) são os mesmo animais visto por João no Apocalipse.

 

 

 

6º Céu: O céu dos Serafins e o Arcanjo

“Os serafins estavam acima dele, cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam” Isaías 6:2

 

A visão de Isaías sobre o 7º céu pois viu o próprio Senhor assentado em seu trono pode ser usado como uma das provas que o 6º céu é do Serafins, já que os Serafins estavam acima dele e clamavam uns aos outros dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos (v:3). É bem provável os Serafins morarem próximo do Santíssimo, no caso, um céu anterior ao Santíssimo.

 

7º Céu: Santíssimo

“Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando-os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus.

E disse: Eis que vejo OS CÉUS ABERTOS, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus” Atos 7:55-56

 

O Santíssimo chamado assim por ser um lugar santo, pois habita Jesus Cristo que está a direita de Deus. Este, no caso, seria o descanso do Senhor e também o céu do qual diz em Isaías 14:14: “Subirei ao céu, acima das estrelas de Deus…” Satanás pretendia ser semelhante a Deus e subir até este céu, isso nos mostra que Satanás em seu tempo como “querubim ungindo” de Deus não vivia no 5º céu, e sim na Terra…

Nesse céu ninguém jamais entrou a não ser a trindade (Eloim)

 

AQUI A SEQUENCIA E O ENTENDIMENTO É OUTRO.                                                                                                                                                 É de  acordo com os ensinamentos Judaicos no Talmud, o universo é composto de sete céus, como abaixo:

  1. Vilon(וילון), veja também (Isaías 40:22)
  2. Raki’a(רקיע), veja também (Gênesis 1:17)
  3. Shehaqim(שחקים), veja (Salmos 78:23)
  4. Zebul(זבול), veja (Isaías 63:15I Reis 8:13)
  5. Ma’on(מעון), veja (Deuteronômio 26:15Salmos 42:9)
  6. Machon(מכון), veja (I Reis 7:30Deuteronômio 28:12)
  7. Araboth(ערבות), o sétimo céu onde os Ofanins (ou Tronos na mitologia cristã) e os Hayyoth (ou Serafins na mitologia cristã)

Obs: Só para lembrar, supostamente não sabemos exatamente a quantidade de céus. Em relação a quantidade de céus e quais são eles, estão exatamente certo.

Copilado e comentado por Wilian Gomes

PESQUISA:

Marcos Paulo – 

Wikipédia

Deixe uma resposta